terça-feira, 19 de maio de 2009

A busca pela Identidade






Deste sua fundação ainda no ano de 1995, o IMACSE esteve em contato com vários povos tradicionais, sempre trabalhando pela questão do reconhecimento dos direitos dessas populações e suas diferentes reivindicações, buscando expor a sociedade brasileira como esses povos necessitam de ajuda e de políticas especificas e diferenciadas.
No inicio de 2009, o IMACSE foi procurado por algumas pessoas da região de Barra do Corda, que estão a mais de 20 anos lutando para serem reconhecidos como povos indigenas. Depois de mais de dois meses de conversas e estudos preliminares, o IMACSE decidiu em Assembléia Geral ajudar essa população através de um estudo preliminar, informando a Fundação Nacional do Índio sobre tais reivindicações, o IMACSE encontra-se atualmente esperando a manifestação da FUNAI a respeito de tais pessoas.
Ficou também determinado em reunião que o IMACSE realizasse um Parecer antropologico sobre a situação e enviasse a Procuradoria do Maranhão em São Luis para que ajude a comunidade reivindicante e o IMACSE em tal luta pelo sentimento de pertencimento e tal busca pela identidade de tal comunidade.